MANUAL PRÁTICO DE DRENAGEM: Esse livro (manual) busca mostrar de uma forma didática e simples a metodologia de cálculo de dispositivos de drenagem, superficial, profunda e de transposição de talvegues, com uso de ferramentas computacionais por meio de um software de fácil uso, desenvolvido especialmente para este trabalho.

PLANEJAMENTO URBANO: Este livro traz ferramentas e metodologias utilizadas na difícil tarefa do planejamento do espaço urbano da grande parte dos municípios de nosso país, com viabilidade técnica, econômica, financeira, social e ambiental.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENGENHARIA: ENFOQUE OPERACIONAL: Este livro é uma contribuição para uma formação que incorpore solidamente a evolução do conhecimento ambiental e, no caso presente, da própria conscientização do profissional para a relevância social do seu trabalho, apresentando e discutindo diversos “contextos metodológicos”, teóricos e práticos, que permitem processar a abordagem do conceito de “desenvolvimento sustentável” e que consequentemente, são úteis na formação de profissionais aptos à sua operação. Tais “contextos metodológicos” são o objeto deste livro.”

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA BAÍA DA BABITONGA: A Baía da Babitonga, no litoral norte de Santa Catarina, é um dos estuários mais importantes do sul do Brasil. O Canal do Linguado, que fazia a ligação do estuário como o Oceano Atlântico na sua porção sul, foi totalmente fechado na década de 1930. Um aterro, destinado à construção da estrada de acesso ao município de São Francisco do Sul, fechou permanentemente essa comunicação com o mar, originando profundas transformações nesse ecossistema. Após mais de 70 anos, ainda são crescentes os efeitos negativos causados pelo empreendimento. Este livro reúne diversos estudos que foram realizados com o objetivo de fornecer subsídios para avaliar a viabilidade de reabertura do Canal do Linguado. Analisaram-se vários componentes – inclusive aspectos da fauna e flora, hidrodinâmica e pesca – visando a uma abordagem abrangente desse ecossistema capaz de subsidiar futuras decisões quanto ao destino da região.

OTIMIZAÇÃO DE REDE INTERMODAL PARA O TRANSPORTE DE SOJA DO NORTE DO MATO GROSSO AO PORTO DE SANTARÉM: Este artigo pulicado no “JOURNAL OF TRANSPORT LITERATURE” teve como objetivo propor e estabelecer uma configuração ótima para a rede futura de oferta de transporte prevista pelo Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT) para o horizonte de 2023 para o escoamento de soja do norte do estado do Mato Grosso para o porto de Santarém. Para tanto foi elaborado um procedimento, análogo ao modelo de análise e previsão de demanda de quatro etapas. Foi possível verificar que o Porto de Santarém pode ser considerado uma alternativa para a exportação de soja oriunda do estado do Mato Grosso, visto que a oferta de transporte existente e planejada de Sorriso até o porto de Santarém tem condições de atender a demanda de soja prevista para 2023, e que ainda apresenta um custo de transporte menor do que a alternativa praticada atualmente (utilização dos portos de Paranaguá e Santos), podendo oferecer maior competitividade do produto mato-grossense no mercado mundial.

OTIMIZAÇÃO E ANÁLISE DE CUSTOS EM REDE INTERMODAL, VISANDO O ESCOAMENTO DE COMMODITIES AGRÍCOLAS DO ESTADO DE MATO GROSSO AOS PORTOS DE SANTARÉM-PA, ITACOATIARA-AM E SANTOS-SP. O artigo teve como objetivo analisar a logística do escoamento de commodities agrícolas, soja, farelo de soja, milho e açúcar do Mato Grosso-MT para exportação, tendo como destino os portos de Santarém, Itacoatiara e Santos, destacando o papel do transporte no contexto da logística intermodal. Para tanto, foi utilizada a oferta de transporte atual e futura, constantes dos vetores logísticos do PNLT, definindo-se corredores estratégicos e alternativos de transportes para o escoamento destas commodities, de acordo com a demanda definida no PNLT para o horizonte de planejamento até 2023. Para a análise, empregou-se a metodologia de fluxo em rede, tendo-se como variável de decisão o custo operacional correspondente a cada arco. O resultado é uma matriz comparativa das alternativas consideradas, destacando-se o custo total de transporte obtido da soma dos custos operacionais com os custos de investimento, restauração, social, ambiental, propiciando as visões da Iniciativa Privada e do Poder Público.